Energia Solar como funciona

Na figura acima é possível ver uma ilustração de como funciona o gerador de energia solar mais usado no mundo, o conectado à rede. De uma forma simplificada temos o seguinte:

1 – O painel solar

O painel solar produz energia elétrica em corrente continua quando a luz do sol o atinge.

2 – String Box

É um equipamento de proteção contra surto atmosférico e isola o sistema de produção de energia fotovoltaica, com a finalidade de impedir o risco de propagação de acidentes elétricos, como os curtos-circuitos e os surtos elétricos.

Dessa forma, a String Box usa seus componentes e abre o circuito em que ela está instalada. Analogamente, ela funciona como os disjuntores de energia dentro da sua caixa de distribuição.

Assim, você não precisa se preocupar com o riscos de incêndio, por exemplo. Se ela estiver instalada no telhado, o circuito elétrico é interrompido logo no inicio da distribuição, sem maiores riscos para a rede interna da residência.

3 – O Inversor Fotovoltaico

O inversor solar converte a energia dos módulos solar em energia elétrica (Corrente Alternada -CA ) que pode ser usada em sua residência, comercio ou sua empresa.

4 – A Energia Solar é distribuída para sua casa, comercio ou empresa

A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa, comercio ou empresa, e assim reduzindo ao máximo a energia que você consome da rede elétrica da distribuidora de energia local.

A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos

A energia solar pode ser usada para a TV, computador, máquinas de lavar, ar-condicionado, e qualquer outro equipamento elétrico que esteja conectado na tomada.

5 – O que você produz e não consome vira créditos de energia!

O excesso de eletricidade que o seu gerador solar produz vai para a rede elétrica e vira “créditos de energias” que serão utilizados automaticamente de noite ou em dias muito chuvosos. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e assim reduz a sua conta de luz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + dezoito =